O SGEOL é um middleware para gerenciamento, visualização e integração de dados em ambientes de cidades inteligentes. O SGEOL provê um conjunto de funcionalidades de alto nível que podem ser utilizadas por desenvolvedores para facilitar o desenvolvimento de aplicações no contexto de cidades inteligentes.
Para isso o SGEOL provê funcionalidades tais como: i) gerenciamento de informações heterogêneas oriundas de sistemas de gestão, dispositivos de IoT, etc; ii) segurança (autenticação e autorização) para proteger o acesso às informações; iii) consultas baseadas em processamento geográfico; iv) consultas semânticas; v) gerenciamento de dados temporais; vi) processamento de eventos complexos; vii) serviços de integração de dados, e; viii) visualização de dados.
Todas essas funcionalidades podem ser reutilizadas por desenvolvedores de aplicações, evitando que os mesmos tenham que reimplementar todos esses serviços. Com isso torna-se muito mais fácil desenvolver aplicações e integrar dados heterogêneos em ambientes de cidades inteligentes. Além disso, o dashboard de visualização do SGEOL permite a exibição dos dados nos ambientes urbanos, realização de consultas envolvendo dados de diversos domínios, geração de relatórios, etc.
Sendo portando uma poderosa ferramenta de gestão e visualização de informações urbanas e geográficas. Atualmente o SGEOL vem sendo utilizado em aplicações desenvolvidas para secretarias da prefeitura de Natal, para o Ministério público do RN e para a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.
Em termos de tecnologias, o SGEOL foi desenvolvido utilizando Java EE, Plataforma FIWARE, MongoDB (SGBD NoSQL), Postgis (SGBD Geográfico), Apache Jena, REST, Vue JS (Java Script, HTML e CSS). Ele enquadra-se nos contextos de Cidades Inteligentes, Administração Pública, Integração e Dados, Internet das Coisas, Sistemas Geográficos.