O que é o Fiware?

O FIWARE é uma plataforma de middleware desenvolvida por um projeto da Comissão Europeia para promover a construção de um ambiente para Internet do Futuro. Atualmente o FIWARE está sendo usado no projeto SmartMetropolis como a plataforma de middleware para promover o desenvolvimento de aplicações para cidades inteligentes. Neste contexto, o SmartMetropolis tornou-se uma grande referencia do FIWARE no Brasil, estando envolvido em diversas iniciativas de novos GEs do FIWARE.

A Comunidade Fiware

A comunidade FIWARE é uma comunidade aberta independente, cujos membros estão empenhados em materializar a missão FIWARE, ou seja: “construir um ecossistema aberto e sustentável em torno de padrões de plataforma de software públicos, isentos de royalties e orientados por implementação que facilitarão o desenvolvimento de novos aplicativos inteligentes em múltiplos setores ”. A comunidade FIWARE não é apenas formada por contribuintes da tecnologia (a plataforma FIWARE), mas também por aqueles que contribuem para construir o ecossistema FIWARE e torná-lo sustentável ao longo do tempo. Como tal, indivíduos e organizações que comprometem recursos relevantes nas atividades do FIWARE Lab ou atividades dos programas FIWARE Accelerator, FIWARE Mundus ou FIWARE iHubs também são considerados membros da comunidade FIWARE.

visite o site – https://www.fiware.org/

Orion Context Broker

O Orion Context Broker é o principal componente da plataforma FIWARE. O Orion permite gerenciar informações de contexto referentes a diversos domínios, além de implementar o modelo de comunicação publish/subscribe, que permite a comunicação com fraco acoplamento entre produtores e consumidores de informações. Além disso, o Orion provê interfaces que permitem a sua comunicação e integração com diversos outros componentes da plataforma FIWARE que, com o auxílio do Orion, provêm diversos serviços que visam facilitar o desenvolvimento de novas aplicações, tais como: gerenciamento de dispositivos de IoT, processamento de eventos complexos, gerenciamento de séries temporais de dados, etc.

Atualmente o Orion vem passando por aprimoramentos de modo que sua nova versão (Orion-LD) possa dar suporte também à organização de dados seguindo os conceitos de Linked-Data. Tais aprimoramentos vem sendo desenvolvidos em parceria com a equipe do SmartMetropolis. A aplicação dos conceitos de Linked-Data permitem ao Orion estruturar de forma mais eficiente e padronizada diversos tipos de dados e seus respectivos relacionamentos além de facilitar as buscas e compreensão dos dados gerenciados.

Canis Major – Blackchain

Canis Major é um Habilitador Genérico (GE) em desenvolvimento com o objetivo de ser um adaptador para integrar a tecnologia Blockchain com a plataforma FIWARE, suportando vários tipos de Distributed Ledger Technologies. Com esse GE será possível enviar os dados provenientes de outros GEs do FIWARE, utilizando o protocolo NGSI-LD, para uma das implementações de Blockchain utilizadas pela indústria que são suportadas pelo Canis Major, a saber: IOTA Tangle, Ethereum, Hyperledger Fabric. Dessa forma, pretende-se facilitar o processo de criação de transações nos Blockchains a partir de soluções desenvolvidas na plataforma FIWARE.

Taurus – Blockchain

Outro GE que está sendo desenvolvido relacionado a tecnologia Blockchain se chama Taurus. O Taurus é responsável por ouvir eventos (transações) ao serem armazenadas em determinados tipos de Blockchains e enviar esses dados para o GE Orion para serem armazenados e usados pela plataforma FIWARE. Este componente complementa o FIWARE como um OffChainDB. O projeto SmartMetropolis-IMD-UFRN está ajudando na implementação desses GEs, bem como participando de um Roadmap promovido pela FIWARE. Juntamente com outras entidades participantes (FIWARE, Token Project, IOTA Foundation, Alastria, Universidade de Cantábria e da Universidade Politécnica de Madrid – Espanha), o Roadmap tem com o objetivo de compartilhar experiências no desenvolvimento dessas tecnologias, além de possibilitar a integração dessas tecnologias com o intuito de facilitar a criação de novas aplicações utilizando Blockchain no contexto de Cidades Inteligentes.