Smart Metropolis LAB desenvolve app para combater violência contra as mulheres

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), por meio de seu projeto especializado em Cidades Inteligentes, o Smart Metropolis, criou um aplicativo que promete auxiliar no combate à violência contra mulheres no estado do Rio Grande do Norte. Chamada Salve Elas, a aplicação funciona como um canal direto com a polícia e permite acionar rápida e discretamente as autoridades em caso de risco à integridade física. Totalmente conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Leia mais…

Governo do RN lança APP desenvolvido pelo Smart Metropolis no combate à violência contra a mulher.

Na última quarta-feira (06), o Governo do Estado lançou o aplicativo “Salve Elas”, desenvolvido pelo projeto Smart Metropolis (IMD-UFRN), integrado à estrutura do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (CIOSP). Agora as mulheres amparadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher podem solicitar proteção diretamente pelo telefone celular que automaticamente irá indicar sua localização à Polícia Militar. O App passa e ser mais um canal para proteção, além de criar em torno dela uma rede Leia mais…

Smart Metropolis comemora lançamento de plataforma para segurança pública no RN

Projeto do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializado em tecnologias para Cidades Inteligentes, o Smart Metropolis comemorou ontem, 12, o lançamento oficial de sua Central de Atendimento e Despacho (CAD) – plataforma criada para otimizar processos de segurança pública do Rio Grande do Norte. O lançamento aconteceu em evento na Escola de Governo do RN, às 10h, o qual marcou o reconhecimento oficial da ferramenta, utilizada há mais de dois anos pelo Centro Integrado de Operações Leia mais…

UFRN e AMPERN firmam convênio em prol da Segurança Pública do RN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Associação do Ministério Público do Estado do RN (Ampern) firmaram convênio que beneficia a segurança pública local. Os representantes dos órgãos envolvidos participaram de reunião na quinta-feira, 13, na Reitoria da UFRN, onde foram recebidos pelo vice-reitor Henio Ferreira de Miranda, que conheceu os detalhes do sistema para gestão policial, desenvolvido pelo projeto Smart Metropolis do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). A partir do novo Leia mais…

Artigo premiado em Conferência Internacional de Computação em Nuvem

O artigo intitulado “SAPPARCHI: An Osmotic Platform to Execute Scalable Applications on Smart City Environments” foi premiado na categoria Best Student Paper of the 15th IEEE International Conference on Cloud Computing (IEEE Cloud 2022). Artigo de autoria dos pesquisadores Arthur Souza, Nélio Cacho, Thais Batista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Rajiv Ranjan da Universidade de Newcastle. O artigo apresenta uma plataforma de middleware para execução de aplicações nos múltiplos níveis computacionais Leia mais…

Smart Metropolis é premiado por artigo sobre blockchain e vacinação

O Smart Metropolis – iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializada em soluções para Cidades Inteligentes – foi destaque internacional no último mês de 2021. Durante um congresso apresentado na Estônia, o programa recebeu premiação por melhor paper publicado, que versa sobre a criação de um mecanismo tecnológico capaz de facilitar a comprovação de vacinação contra covid-19 para ingresso em países estrangeiros. Intitulado Using Fiware and BLockchain in Post Pandemic Vaccination Scenario, o artigo foi apresentado durante a 3rd Leia mais…

Artigo aceito na 3ª Conferência Internacional de Computação e Aplicações de Blockchain (BCCA2021)

Entre os dias 15 e 17 de Novembro, ocorreu a Terceira Conferência Internacional de Computação e Aplicações de Blockchain (BCCA2021) organizada pela IEEE em parceria com a Universidade de Tartu.  Dentre os diversos artigos  exibidos durante a conferência está o artigo “Using FIWARE and Blockchain in Post Pandemic Vaccination Scenario” escrito pelos coordenadores do Smart Metropolis, Frederico Lopes e Nélio Cacho, juntamente com Stefano Loss, que é aluno de doutorado do projeto, e Har Preet Leia mais…

SmartMetropolis participa do 1º Smart Campus e Sandbox do Brasil

No dia 9 de Setembro de 2021, aconteceu o primeiro encontro de Smart Campus e Sandbox do Brasil, onde foram discutidos aspectos importantes sobre as melhores práticas para a criação de sandbox e complexos inteligentes que possam ser replicados nas cidades do Brasil e do mundo. 🇧🇷🌎 O Smart Metropolis contou com a participação de @fredlopesbr, coordenador do nosso projeto, que apresentou e compartilho experiencias de sucesso sobre o case do Smart Metropolis. ⏱😉 Quer saber Leia mais…

Aeronave de Defesa Social (AEDES) está prevista para iniciar operações em 2022

Tendo começado em 2017 como um projeto do bacharelado em Design da UFRN e sido objeto de um pedido de patente no final do ano passado, a Aeronave de Defesa Social (AEDES) está prevista para iniciar operações em 2022. 📃 ✈️ O projeto visa a utilização de um drone de patrulhamento aéreo para promover segurança no campus da UFRN. O drone poderá ser acionado por usuários em perigo através de uma integração à plataforma Smart Leia mais…