SPICI

O SPICI é um projeto financiado pela FINEP e apoiado pela FUNPEC/UFRN com atuação na área de segurança pública utilizando tecnologias 5G em um cenário de cidades inteligentes.

Fazem parte desse projeto professores do quadro permanente do DIMAp e do IMD/UFRN, além de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. O projeto também conta com uma parceria com o Instituto Nacional de Engenharia de Software (INES).

 

Objetivo

O objetivo do SPICI é o desenvolvimento de aplicações voltadas para a segurança pública de forma integrada utilizando tecnologias 5G. 

As aplicações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do projeto possuem necessidades estritas em relação à comunicação confiável e com alta disponibilidade, além de baixa latência na transferência de informações. Dessa forma, requerem uma infraestrutura de redes 5G que forneça uma grande capacidade e velocidade de comunicação, com um grande número de dispositivos e baixa latência.

 

Desafios

Diversos desafios são endereçados nesta proposta, como a integração de dispositivos heterogêneos com a infraestrutura de comunicação, assegurando interoperabilidade e eficiência operacional. Além disso, buscam-se maneiras eficientes de gerenciar o processamento na borda da rede e armazenamento na nuvem, visando otimizar o uso de recursos e a velocidade de resposta a eventos críticos.

Técnicas avançadas de Inteligência Artificial serão aplicadas para a detecção automática de incidentes e análise avançada de dados multimídia. Com isso pretende-se ampliar a “consciência situacional” de agentes da segurança, ou seja, ampliar a percepção de elementos e eventos do contexto e com isso melhorar a compreensão da situação presente e possibilitar projeções confiáveis do que pode acontecer a seguir.

 

Produtos

Serão disponibilizadas aplicações que devem desempenhar um papel importante no ecossistema de segurança pública, facilitando desde a resposta a emergências até o gerenciamento estratégico de crises. O projeto também visa oferecer suporte adequado ao ciclo completo de desenvolvimento, integração e execução das aplicações, garantindo sua eficácia e confiabilidade no ambiente real de operação.

 

Progresso Atual

O foco atual do projeto está no desenvolvimento de um módulo que permita o processamento inteligente de streaming de dados em tempo real.

 

PARCEIROS INSTITUCIONAIS E DE PESQUISA

Metrópole DigitalFUNPEC