A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Associação do Ministério Público do Estado do RN (Ampern) firmaram convênio que beneficia a segurança pública local. Os representantes dos órgãos envolvidos participaram de reunião na quinta-feira, 13, na Reitoria da UFRN, onde foram recebidos pelo vice-reitor Henio Ferreira de Miranda, que conheceu os detalhes do sistema para gestão policial, desenvolvido pelo projeto Smart Metropolis do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). A partir do novo convênio, a Ampern destinará recursos para que a UFRN possa realizar inovações e implantar a plataforma em Mossoró.
A Central de Atendimento e Despacho (CAD) foi criada em parceria com policiais desenvolvedores de tecnologia do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a fim de integrar dados para gerenciar e otimizar atividades como ligações telefônicas para o número 190, envio de viaturas e monitoramento de ocorrências em tempo real. Em operação há dois anos, a CAD serve de modelo para órgãos da segurança pública de todo o Brasil.
O secretário de segurança pública do RN, coronel Francisco Araújo Silva, e o coordenador do Ciosp, coronel Kleber Macedo, enfatizaram a relevância do sistema para o trabalho da unidade na grande Natal, que antes da plataforma dependia de empresas que cobravam altos valores financeiros para a manutenção do sistema anterior. A expansão do CAD será o próximo passo, a partir da parceria firmada com a Ampern. Conforme a procuradora-geral de Justiça do Estado, Elaine Cardoso, a UFRN é importante nesse processo, por meio do Smart Metropolis.
Para mais informações, acesse: https://ufrn.br/imprensa/noticias/64633/ufrn-firma-convenio-com-associacao-do-ministerio-publico
https://www.ampern.org.br/ampern-e-ufrn-firmam-acordo-de-parceria-em-prol-da-seguranca-publica