O Smart Metropolis – iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializada em soluções para Cidades Inteligentes – foi destaque internacional no último mês de 2021. Durante um congresso apresentado na Estônia, o programa recebeu premiação por melhor paper publicado, que versa sobre a criação de um mecanismo tecnológico capaz de facilitar a comprovação de vacinação contra covid-19 para ingresso em países estrangeiros.

Intitulado Using Fiware and BLockchain in Post Pandemic Vaccination Scenario, o artigo foi apresentado durante a 3rd IEEE International Conference on Blockchain Computing and Applications (BCCA 2021), transmitido virtualmente em Tartu, Estônia. O artigo premiado é assinado pelo pesquisador Stefano Loss, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação da UFRN, e pelos professores Frederico Lopes e Nélio Cacho, vice-coordenador do Smart Metropolis, além de Har Preet Singh, colaborador da FIWARE Foundation, o qual apresentou a pesquisa durante o evento.

Com esse trabalho, o Smart Metropolis soma oito premiações, concedidas por iniciativas e empresas com alcance nacional e internacional. No contexto de blockchain, essa já é a segunda premiação conquistada pelo grupo – em 2019, os pesquisadores receberam prêmio de melhor paper, concedido na mesma conferência internacional (2ª edição).

Segundo o professor Frederico Lopes, coordenador do Smart Metropolis, o trabalho propõe a utilização de ferramentas para auxiliar a interoperabilidade de sistemas internacionais que comprovam vacinação de covid-19, especialmente a de viajantes estrangeiros.

Para mais informações, acesse: https://www.ufrn.br/imprensa/noticias/54522/smart-metropolis-e-premiado-por-artigo-sobre-blockchain-e-vacinacao