Na última quarta-feira (06), o Governo do Estado lançou o aplicativo “Salve Elas”, desenvolvido pelo projeto Smart Metropolis (IMD-UFRN), integrado à estrutura do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (CIOSP). Agora as mulheres amparadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher podem solicitar proteção diretamente pelo telefone celular que automaticamente irá indicar sua localização à Polícia Militar. O App passa e ser mais um canal para proteção, além de criar em torno dela uma rede comunitária de apoio.
O aplicativo, lançado durante a cerimônia da Campanha Mundial da Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres – 21 dias de ativismo, foi doado pela ex-vereadora em Currais Novos, Tércia Leda, ao Governo do Estado, que promoveu sua integração à estrutura do Ciosp. Agora as mulheres podem solicitar proteção diretamente pelo telefone celular que automaticamente irá indicar sua localização à Polícia Militar. O App passa e ser mais um canal para proteção, além de criar em torno dela uma rede comunitária de apoio.
“Nosso governo trabalha em equipe e é o que mais avançou em lutas concretas em defesa da mulher como as delegacias da mulher foram instalada
s apenas 5 em 30 anos e agora mais sete foram instaladas nos últimos quatro anos. Também instalamos a Casa Abrigo em Mossoró que possui equipe multidisciplinar para acolher mulheres vítimas da violência. Precisamos avançar e somente com homens e mulheres com valores da paz, de solidariedade, respeito, conseguiremos”, reforçou a governadora.
O coordenador do Ciosp, coronel Carlos Monteiro explicou que o “Salve Ela” é o que há de mais moderno em termos de acionamento de viaturas. Vai mudar o cenário atendimento a violência doméstica”, declarou.
Foto da capa: Carmem Felix. Texto adaptado de TCM Notícia por Taysa Nunes. Link original.