Estabelecida em novembro de 2018, a concepção da Central de Atendimento e Despacho do Rio Grande do Norte (CAD-RN) surgiu da parceria entre o CIOSP e o projeto Smart Metropolis. A solução permite toda a gestão de ocorrências de segurança desde a ligação para o 190 até a viatura que vai atender a mesma, passando ainda nesse processo por ações de telefonistas, despachantes, policiais em viaturas e comandantes. A ferremanta está pronta para viabilizar a criação de centros regionais, agências, setores e unidades, além de proporcionar a criação, atendimento e administração de eventos e ocorrências multi-agencias, isso é, que devem ser atendidas por mais de um orgão público (entre eles: polícia militar, polícia civil, bombeiros, guardas-municipais, SAMU, etc. Assim, o sistema permite a vinculação dos eventos de segurança de acordo com a complexidade e competência entre as instituições envolvidas, bem como permitir a integração dos dados coḿ orgãos de esferas diferentes.
Um dos requisitos imprescindíveis para o CIOSP é que esse sistema seja capaz de permitir a integração fácil e pouco custosa com aplicações externas, já que uma das projeções futuras para o centro é conseguir implantar a integração com outras soluções da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED).
Em termos de tecnologias, o CAD foi desenvolvido utilizando ReactJS no front-end, Java (Spring Boot) no back-end, PostgreSql e MongoDB como bancos de dados, RabbitMQ para mensageria e OpenStreetMaps para dados geo-referenciados. Em termos de contexto, o CAD se enquadra no contexto de Segurança Pública.