O artigo intitulado “SAPPARCHI: An Osmotic Platform to Execute Scalable Applications on Smart City Environments” foi premiado na categoria Best Student Paper of the 15th IEEE International Conference on Cloud Computing (IEEE Cloud 2022).

Artigo de autoria dos pesquisadores Arthur Souza, Nélio Cacho, Thais Batista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Rajiv Ranjan da Universidade de Newcastle.

O artigo apresenta uma plataforma de middleware para execução de aplicações nos múltiplos níveis computacionais presentes no ambiente das cidades inteligentes. Através da proposição de um modelo de programação que defende a composição das aplicações em funções serverless aliada a uma técnica de implantação dinâmica que permite a execução integrada nos níveis de Cloud, Fog e Edge. Além disso, promove a escalabilidade distribuindo a carga de trabalho entre os níveis computacionais fazendo uso de uma abordagem de computação osmótica para equalização dos fluxos de trabalho. A utilização da SAPPARCHI permitiu uma melhora na quantidade total de requisições processadas e um aumento na taxa de processamento por segundo das aplicações quando comparada a abordagens tradicionalmente utilizadas atualmente.

A importância do conhecimento produzido pela SAPPARCHI está na proposição e comprovação de que o uso da computação osmótica pode promover a escalabilidade das aplicações no contexto de cidades inteligentes. Através do uso de plataformas como a SAPPARCHI, o uso da infraestrutura computacional provida para as cidades inteligentes poder ser otimizado.

Mais informações no link: https://conferences.computer.org/services/2022/awards/