Os alunos Arthur Souza, Claudio Trindade e Jorge Pereira, bolsistas do Projeto Smart Metropolis, participaram do Hackacity Olinda/Recife, evento realizado em Recife, Pernambuco, nos dias 27 e 28 de maio de 2016. O Hackacity, que ocorreu simultaneamente em outras três cidades europeias (Utretch, na Holanda, Porto, em Portugal, e Santander, na Espanha), é uma maratona de 24 horas seguidas de programação para o desenvolvimento de soluções voltadas para cidades inteligentes utilizando plataformas abertas, tais como o FIWARE.

O Hackacity Olinda/Recife teve como foco a exploração de dados disponibilizados no Portal de Dados Abertos da cidade do Recife, que fornece informações de localização e descrição de pontos turísticos da cidade, restaurantes, hoteis, centros de compras, ciclovias, trânsito, transporte público, focos de doenças, etc. A partir desses dados, as equipes, compostas por três a cinco participantes, deveriam desenvolver soluções que gerassem benefícios para o cidadão e valor agregado para a cidade, seja na forma de serviços e/ou aplicativos. As soluções apresentadas abrangeram diversos escopos, tais como turismo, educação, saúde, mobilidade e segurança.

No evento, a equipe do Projeto Smart Metropolis, em conjunto com outro participante da cidade de João Pessoa, desenvolveu uma aplicação Web voltada para auxiliar turistas que visitam a cidade de Olinda a escolher bons locais onde possam frequentar, tais como restaurantes, bares, festas, pontos turísticos, etc. A aplicação exibia os locais em um mapa de acordo com as informações de contexto dos usuários. Por exemplo, ao se aproximar do horário do almoço, a aplicação exibia os locais mais próximos onde o usuário poderia almoçar. Além das sugestões sobre os locais que poderiam ser frequentados pelos usuários, a aplicação exibia informações sobre áreas de incidentes de violência (roubos) e epidemias (dengue).

Maiores informações sobre o Hackacity Olinda/Recife podem ser obtidas na página http://olinda-recife.hackacity.eu/

Categorias: Sem categoria