O Smart Metropolis desenvolveu algoritmos de predição de crimes que foram premiados em diversas competições internacionais. O algoritmo usa dados de diferentes fontes para realizar a predição de crimes. São considerados aspectos como tendência, sazonalidade, eventos (shows, festas, etc), pontos de interesse na cidade (escolas, hospitais, ruas residenciais), redes sociais, dados demográficos, estrutura de lotes, etc. A partir deste dados, é possível gerar predições para uma janela de uma semana. Uma primeira versão deste algoritmo foi submetido à competição San Francisco Crime Classification competition e foi classificada entre top 1% das melhores soluções (22° de 2335 algoritmos).
Em 2018 e 2019, novas versões do algoritmo de predição foram submetidas à uma competição internacional promovida pelo Google. Nesta competição, a solução proposta foi escolhida consecutivamente a melhor solução para a área entre duas centenas de soluções. Em termos práticos, utilizando os dados de criminalidade de Natal, foi possível observar que o algoritmos proposto foi em média 3,3 vezes mais precisa que as manchas criminais disponibilizadas pelas abordagens tradicionais.
A predição de crime utiliza técnicas de inteligência artificial e, embora não possa ser usada diretamente em outros contextos, as mesmas técnicas podem ser utilizadas para predição de outros aspectos, como de doenças, vendas, etc.