Serão disponibilizadas aplicações que devem desempenhar um papel importante no ecossistema de segurança pública, facilitando desde a resposta a emergências até o gerenciamento estratégico de crises. O projeto também visa oferecer suporte adequado ao ciclo completo de desenvolvimento, integração e execução das aplicações, garantindo sua eficácia e confiabilidade no ambiente real de operação.

 

Progresso Atual

O foco atual do projeto está no desenvolvimento de um módulo que permita o processamento inteligente de streaming de dados em tempo real. Além disso, estão em desenvolvimento soluções voltadas para a segurança pública, utilizando tecnologias 5G, detalhadas abaixo.

 

Aplicativo para Atendimento de Ocorrências

Um aplicativo móvel voltado para o policial em campo que visa auxiliar no atendimento de ocorrências está sendo desenvolvido por meio da parceria entre o projeto SPICI, o CIOSP e o projeto Smart Metropolis e poderá ser integrado ao CAD, solução do SmartMetropolisLab.

 

Câmera Veicular Inteligente

Uma câmera veicular móvel com rastreamento automático de objetos de interesse, como veículos, visando a captura eficiente de imagens para o reconhecimento desses objetos encontra‑se em fase desenvolvimento. Um protótipo inicial já demonstra o funcionamento inicial do controle de movimentação e rastreamento.

 

Aplicativo para Socorristas Atuando em Grandes Desastres

Dada a complexidade e a magnitude dos grandes desastres, uma maior preparação é demandada aos países para gerenciamento integrado e coordenado dos riscos de desastres. Desta forma, é essencial desenvolver aplicações que facilitem a operacionalização de planos de ação. Neste contexto, está sendo desenvolvido uma aplicação voltada a facilitar ações de resposta e assistência as populações afetadas

Na ocorrência de desastres, informações em tempo real são fundamentais para a tomada de decisão e coordenação de equipes. Diversas fontes de informações, como câmeras urbanas, contribuem para melhorar a consciência situacional durante o processo de salvamento, mas é impraticável analisar a imagem dessas câmeras em tempo real por operadores humanos. O uso de inteligência artificial no processamento dessas imagens permite o monitoramento automático da região do desastre e a emissão de alertas que apoiam as operações de resgate.