Aeronave tipo VANT/RPA projetada para atender a demanda específica de patrulhamento do Campus Central da UFRN. Acionada por um aplicativo, que pode ser disponibilizado para os alunos, a aeronave realiza uma decolagem vertical (VTOL) e parte para o patrulhamento das coordenadas transmitidas pelo GPS do smartphone que a acionou. Com uma câmera FLIR de alta qualidade e software de “Target tracking”, a câmera trava no alvo e permanece patrulhando por alguns minutos. Por ser uma aeronave de “asa fixa”, possui maior autonomia que os drones quadricópteros.

Possui o custo de produção próximo ao de um drone doméstico, porém autonomia e modelo de voo de um drone militar. Todo o sistema é operado a partir de uma Estação de Controle que valida as missões e controla a aeronave. O voo é semi-autônomo, permitindo que o piloto automático mantenha a aeronave em voo em volta do alvo, bem como seus deslocamentos entre base e alvo. Com o uso desta tecnologia é possível cobrir melhor a segurança do Campus, além de um forte efeito dissuasor de sinistros.

Em termos de tecnologias, o AEDES foi desenvolvido utilizando o QGroundControl, PixHawk, FLIR, target tracking, fibra de carbono, dentre outras.

Ele enquadra-se nos contextos de patrulhamento de outras universidades, patrulhamento de fronteiras, suporte às operações da polícia militar, combate à incêndios florestais, monitoramento marítimo, combate a crimes ambientais, alvo aéreo, patrulhamento de grandes eventos, suporte ao sistema carcerário, suporte à operações de busca e salvamento, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais.